sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Origem da comunidade



 Embora não se saiba exatamente a origem da Comunidade Quilombola Baú, há fortes indícios que ela seja originária de pessoas que migraram da região da cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha, cerca de 360 km da região hoje ocupada pela comunidade.
O que dá forte indício para essa origem são as histórias contadas pelas pessoas da comunidade sobre migração e outra Comunidade Quilombola Baú na cidade do Serro, como a moradora Srª Heroína Pacheco Santos,falaem entrevista dada a Neiva (2012)

"Cresci ouvindo meu pai contar que meus avós saíram às escondidas de um
lugar chamado Serro perto de Diamantina andou noite e dia pelas estradas
sem parar de dia no mato e a noite nas estradas, a fome era tanta que assava
as precatas de coro cru e comia. Passaram por vários lugares até chegar num
lugar chamado Campo, ali eles foram comandados por um coronel. Ali
viveram e vivemos, construímos famílias. Meu pai morreu com o sinal dos
cravos da roseta nas costas, nunca me esqueço. Depois de varias gerações
saímos daquele lugar, pois não podíamos mais plantar nem criar animais.
Sem outra opção tivemos que mudar para a cidade para nossa própria
sobrevivência." (NEIVA, 2012, p. 32)

  A Fazenda Campo pertencia a Maurício Moura Gaspar de Oliveira. Posteriormente, foi dividida em várias fazendas distribuídas entre os filhos da família Murta. De acordo com relatos da comunidade a família Baú
reside na fazenda desde o século XIX.Este dado levanta uma lacuna histórica sobre a chegada da família Murta ao território Quilombola, ou da chegada dos quilombolas nas terras da família Murta e como foi a re-escravidão da comunidade depois de chegada à região de Araçuaí. O certo é que a comunidade foi retirada do seu território secularmente ocupado pelos conflitos com a escravidão, o acesso à saúde e educação pública e os direitos trabalhistas que não eram respeitados pelos fazendeiros (NEIVA, 2012).
  De acordo com Neiva (2012), a família Murta tinha na Comunidade Baú acesso a mão-de-obra muito barata, fornecendo a comunidade porções de terra para que eles pudessem produzir seus alimentos em regime de meeiros (NEIVA, 2012).
 O nome da Comunidade Quilombola Baú traz indícios das raízes étnicas da comunidade. De acordo com a comunidade, o nome Baú vem da sabedoria familiar de produzir baús para armazenar e transportar alimentos e roupas. Registro de Imóveis, Comarca de Araçuaí.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário