sábado, 12 de setembro de 2015

Entendendo melhor


  Podemos afirmar que as comunidades quilombolas compartilham de um mesmo sentimento de identidade comunitária de ação coletiva, pois a formação de quilombos, seja nas fugas antes de 1888, ou em negociação com os fazendeiros, são modos de se conquistar a liberdade em grupo. A identidade coletiva é bem presente nestas comunidades por parentescos, afinidades e histórias em comum, quando enfrentam um conflito coletivo tende a se fortalecer enquanto grupo se organizando para responder ao conflito, fortalecendo assim a identidade quilombola da comunidade como meio de garantir seus direitos.
 No caso da Comunidade Quilombola Baú, este fortalecimento da identidade tem se mostrado importantíssimo em suas conquistas, seja no acesso a educação e saúde pública, seja no enfrentamento com a família Murta. Além de organização para o conflito, a identidade também fortalece a cultura da comunidade, com a criação de grupos de dança e de batuque organizados pela Associação.
   Esta realidade enfrentada pela comunidade, de vários conflitos sociais, não é um exceção entre as comunidades quilombolas, mas infelizmente uma realidade comum, tendo vários outros tipos de conflitos com empresas de eucalipto, mineração e o Estado com seus grandes projetos de hidroelétricas e parques de conservação ambiental. Neste diversos conflitos podemos ver a resposta dos oprimidos de várias
maneiras, mas sempre com a organização popular como prática social e no caso das comunidades quilombolas, a alto-afirmação da identidade quilombola para auxiliar a organização e o enfrentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário