quinta-feira, 28 de abril de 2016

É com muito prazer que divulgamos o Alfabeto Quilombola.

Esse material didático foi realizado pela parceria UFVJM, Comunidade Quilombola Baú e Federação N´Golo a fim de substituir o velho alfabeto descontextualizados com F de foca e A de avião por um material voltado as crianças quilombola.

O Alfabeto Quilombola pode ser utilizado por comunidades quilombolas livremente em escolas quilombolas e centros de formação.

Gostaríamos da ajuda de todos para que esse material chegue as escolas das comunidades.

Link para download do alfabeto completo:

http://www.mediafire.com/download/bgh8f3j9elgf7f3/Alfabeto-Tel-19-04_%281%29.pdf









9 comentários:

  1. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a iniciativa. Realmente é necessário contextualizar e tornar a alfabetização um processo menos artificial, especialmente para crianças quilombolas. Fico só pensando se não foram utilizados alfuns conceitos muito abstratos para alfabetizar crianças que, neurologicamente, estão numa idade em que há dificuldade de ter um raciocínio abstrato. Ver a imagem que ilustra "Identidade", por exemplo, e associá-la à palavra identidade é um tipo de raciocínio muito complexo para crianças pequenas, não? No mais desejo MUITO sucesso ao projeto de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Demais...importante conquista quilombola!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela cartilha! É de um valor imenso aprender as letras com um universo de significados verdadeiros. É o que falta para enriquecer nosso universo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo projeto. Usarei esse alfabeto na minha sala ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. Muito, muito obrigado! poderia disponibilizar mais assim
    ?

    ResponderExcluir